segunda-feira, 8 de abril de 2013

De rito e rito, uma sociedade de fortalece!

     Em nossas discussões sobre os ritos religioso, muito já aprendemos e, aos poucos, vamos abrindo nosso horizonte e descobrindo novas interpretações sobre a vida e os ritos que vivemos e que nos constituem.




     Em todas as culturas existe um grande desafio que deve ser enfrentado com a participação de pessoas de diferentes gerações: descobrir quais rituais devem ser estimulados, fortalecidos, transformados ou eliminados de uma determinada tradição.
     Responda: De que forma um ritual surge e se perpetua no tempo?

Lembre-se que sua resposta será avaliada de acordo com o teor argumentativo.

30 comentários:

  1. Um ritual surge a partir de tradições e hábitos comuns das pessoas que vivem em uma cidade, com isso surgem um ritual a partir desses costumes e hábitos das pessoas ,que passa a ser conhecido e seguido pelas pessoas de uma serta cidade,região,estado pu até país.Um ritual também pode surgir a partir de algum ato feito no passado e que passou a ser comemorado pelas pessoas em forma de ritual pois acontece de serto em serto tempo, para a comemoração de algo feito no passado.
    Um ritual poder abranger várias personalidades ou saja várias pessoas podem participar desse ritual,mas há rituais mais específicos que abrangem pessoas específicas.
    Um ritual dura durante tanto tempo porque passa a ser um hábito da cidade,estado ou país e com isso as pessoas se acostumam a práticar esse ritual.Alem disso um ritual dura tanto tempo pois ele passa a ter uma história, um contexto para as pessoas seguirem esse ritual que durou tanto tempo a também durará por muito tempo.
    PEDRO BALBÃO BAZON
    N°26
    8°B

    ResponderExcluir
  2. Ooii Cassiano,
    Um rito é criado a partir das tradições de um povo ou região,que se reuniram ou ainda reúnem,para festejar ou apenas se reúnem e ai percebem que aquilo é um rito e deixam passar de geração em geração,e pode se aglomerar para o país inteiro e até pode se tornar mundial.Há ritos específicos que atingem certas pessoas,exemplo: A festa do "aniversário" de uma cidade,só o povo dela comemora.
    Ele vai sendo deixado ao longo do tempo pelos antepassados que passam de geração em geração e,graças a eles,temos tanto conhecimentos e celebrações a partir de um Rito!
    MARIA EDUARDA LUCHETTA PAIS- n°21- 8º ano B

    ResponderExcluir
  3. Os Ritos de Iniciação nas Zonas Rurais , são Determinados por Cerimónias Especiais que Determinam a Aceitação na Sociedade Rural. Estes Ritos são Estruturados por um Simbolismo forte por todo o Mundo Rural , que Fornece Imediatamente a sua Legitimidade.
    Um Ritual, Dura Algum Tempo Porque Voce Se Determina a Faze-lo e Fica Que nem um Habito. Depois de Algum Tempo Fazendo esse '' Habito '' As Futuras Geraçoes Param e Esse Rito Digamos Que Morre.

    Maria Julia Silva Polo
    8° A

    ResponderExcluir
  4. Um ritual surge quando nossas ações realizadas em nossa religião ou em nossa cultura,passam a ter uma periodicidade, um lugar para acontecer, um objetivo,regras, determinados participantes, quando uma atividade começa a ser realizada de forma padronizada e com um significado ela torna-se um ritual.Um ritual se perpetua no tempo quando as pessoas percebem o seu real sentido e objetivo, um ritual sofre transformações ao longo do tempo porque a sociedade muda (influência histórico-social) e não é praticado exatamente do mesmo modo em todos os lugares ou religiões porque é afetado pela cultura de cada povo.Exemplo de ritual:algumas pessoas fazem da dança um ritual,pois a ela têm um significado para essas pessoas, a dança acompanhou a evolução da humanidade desde os tempos primitivos, sempre expressando e registrando através dos movimentos seus momentos históricos, sendo considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano.

    Cada povo que compreendeu a importância do corpo humano e principalmente a necessidade desse corpo de expressar suas emoções, de relacionar-se consigo, com os outros e até mesmo com o ser supremo, que compreendeu a sua infinita capacidade de mover-se, de criar, de desenvolver seus domínios motores, sociais, afetivos e cognitivos, certamente cultivaram a dança e utilizaram-se dela como um meio de expressar suas características culturais, de comunicar-se, de educar-se, de distinguir-se e de aprimorar-se, possibilitando ao homem buscar os caminhos da sua auto-realização.

    Esta Arte, no decorrer de sua evolução, se manifestou em diferentes momentos, com diversos objetivos e de variadas formas, como: danças sagradas, danças populares, danças teatrais, entre outras, foi utilizada por muitas civilizações em diferentes épocas atribuindo-lhe diferentes sentidos e significados.
    Veronica Escolano 8ºano A

    ResponderExcluir
  5. Um ritual surge quando as pessoas praticam algo de certo modo e periodicamente, quando alguém nasce, quando passa por uma fase na vida ou quando celebram algum marco antigo da história. Ele se perpetua no tempo no momento em que as pessoas praticam tanto que se torna parte rotina, ou até uma tradição; vira um ensinamento que é passado de geração em geração.
    Júlia Nakamura Pereira nº 13 - 8º ano B

    ResponderExcluir
  6. O rito surge a partir das crenças e culturas em comum entre as pessoas que se relacionam. Ele se comemora a partir de um acontecimento do passado e "atualmente" é comemorado. Ele se perpetua de geração em geração, ou seja, passa-se de pais para filhos, e são comemorados durante milênios.
    Mariana Santana 8b número: 22

    ResponderExcluir
  7. Um ritual surge e se perpetua, através de gerações e gerações ao longo dos anos, hábitos do dia-a-dia, e tradições de cada pessoa.
    Esses ritos podem ser familiares, religiosos, culturais ou sociais.
    LETÍCIA SILVA VIANNA N°17
    8°B

    ResponderExcluir
  8. os rituais eles se iniciam com a crença das pessoas,muitas raças acreditam que os rituais são para fortalecer o laço divino,purificar as almas e até mesmo como forma de castigo como era com os escravos.
    Os índios até hoje seguem rituais que são de raízes propriamente deles , como : inicio de plantação,para chover , para casamento , para nascimento , e que através dos rituais eles celebram como se fosse uma grande festa.
    os rituais que são celebrados por muitos anos e por muitas pessoas se torna algo permanente passando de geração a geração e assim até hoje fazemos certos ritos que foram sendo aperfeiçoados durante o tempo como por exemplo : festa junina , natal,ano novo , pascoa etc .
    O rito faz parte de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. professor acabei de mandar a minha resposta só que me esqueci de colocar nome , no final do meu texto esta escrito O RITO FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS .desculpe
    EDUARDA MOIOLI HENRIQUES
    NUMERO:6
    8ºA

    ResponderExcluir
  10. O rito é um hábito cerimonial passado de geração em geração que pode ser considerado religioso,político,militar,familiar,moral,e etc.
    Um ritual pode se formar com o passar do tempo com atitudes celebrações ou movimentos que se repetem com frequência e que podem ser mantidos,mudados ou excluídos em diferentes gerações.

    Nome:Natália Ap. Lima de Oliveira
    Nº:22 8ºA

    ResponderExcluir
  11. Um ritual surge a partir do dia a dia das pessoas seus hábitos,tradições,assim surge um ritual,a partir disso o ritual praticado por certa pessoa passa a ser conhecido por parentes , amigos ,etc,as pessoas vão conhecendo e praticando esse costume e o ritual passa a ser conhecido e praticado.Alguns rituais surgiram do passado de um ato feito e passou a ser conhecido e praticado por pessoas de todo mundo ,alguns em datas diferentes e outros na mesma data .
    exem:Dia das mães (mesma data para todo mundo 12 de Maio)
    Pascoa (mesma data para todo mundo 31 de março)
    Aniversario (É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo ,refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte, o fim de uma ditadura ou uma batalha.ou seja em datas diferentes)
    Um ritual as vezes não dura para sempre conforme novos rituais vão sendo criados ,outros deixam de ser,praticados e são esquecidos . Angela costa de oliveira N-2 8 ano A

    ResponderExcluir
  12. Um ritual surge atravez de uma repetiçao de tradiçoes e habitos comuns.Um ritual, pode ser passado de geraçao a geraçao,de um lugar para o outro.
    Se perpetua no tempo, pois vira um costume,um habito das pessoas.
    Nathali Nogueira Luiz numero 25 8ano B

    ResponderExcluir
  13. O RITO incute nas pessoas o hábito cerimonial. O termo RITO se aplica no sentido de regra, ordem, método, orientação, diretriz, uso e outras conotações que impregnam a conduta humana de compromisso com um sentimento preconizado.
    matheus da cruz alexandre
    8 b N:23

    ResponderExcluir
  14. O ritual das pessoas surgem a partir de crenças e culturas.Um exemplo disso é ir a missa todo domingo com a família que já deveria ser praticado pelos parentes anteriores e que ainda segue esse ritual atualmente.
    Guilherme Mange 8°B Número 10

    ResponderExcluir
  15. O rito é uma coisa de uma pessoa que pode ser passada de geração para geração, como de pai para filho.Um rito pode ser cotidiano, mensal ou anual de pende muito do que é.Ele se perpetua no tempo, pois vira um habito da pessoa, isso via um costumo no sue dia a dia.
    8°B n°19

    ResponderExcluir
  16. Oi Cassiano

    Um ritual surge a partir da crença das pessoas que o praticam, também pode surgir pela repetição em que a pessoa faz aquilo de uma certa maneira e de uma certa cultura. O ritual só pode ser considerado a partir da realidade da pessoa, no que ela acredita, pensa e age diante daquele fato que esta sendo realizado.
    MIGUEL AUGUSTO DE MORAIS 8 ANO B NUMERO 24

    ResponderExcluir
  17. um ritual surge pela necessidade ou prazer de alguém que o realiza,como trabalhar e sair com seus amigos nos fins de semana.Ele se perpetua no tempo por filhos ou pessoas próximas das pessoas que o praticam por enrança dever ou por própria escolha de alguém.
    Lin Shiau Lon Rocha 8ºA n°15

    ResponderExcluir
  18. O ritual surge a partir de crenças e hábitos de pessoas, quando nossas ações passam a ter periodicidade, ou seja, um lugar para acontecer, um objetivo, participantes e um significado. O ritual, normalmente é passado de geração em geração, mas podem ser mudados, esquecidos e mantidos em diferentes gerações.
    Letícia Detore Develey, 8 ano A, número 14.

    ResponderExcluir
  19. Um ritual surge de um ação de hábitos e costumes que se repete, passa a ter objetivo ,data, participantes , que mostra que algo importante esta acontecendo
    o ritual pode acontecer por motivos especial como de celebração ou agradecimento.
    Se perpetuam no tempo quando as pessoas que o praticam percebem seu real objetivo e significado.
    O mesmo ritual pode ser feito de maneira e formas diferentes por pessoas diferente, pode mudar de cultua para cultura. Pode ser passado de geração a geração virando uma tradição.
    LAURA PEREIRA Nº13 8º A

    ResponderExcluir
  20. Um ritual surge a partir de hábitos e crenças das pessoas, as pessoas procuram algo que elas querem e acreditam que seus rituais vão ajudar.
    Ele se perpetua no tempo sendo passado de geração em geração, que se torna uma rotina.

    Mariana Amorim Neca - 8º ano A - nº 19

    ResponderExcluir
  21. Rito : é um costume de uma pessoa,familia,sociedade,etc,é uma ação, é uma pratica periódica, é um elemento de comunicação, é um modo de comunicar que algo de importante e acima do cotidiano esta acontecendo, é praticado em ambiente particular ou publico,etc.
    Um ritual surge a partir dos costumes,das tradições,dos hábitos de uma pessoa ou de uma sociedade.Um ritual se perpetua no tempo a partir de suas repetições,o ritual se repete tanto que até começa a fazer parte do seu cotidiano,e assim vai,passando de gerações para gerações,até que ele sofre uma transformação,etc.
    existem vários tipos de ritos : rito escolar,rito religioso,rito cívico,rito esportivo,rito domestico,rito social,etc.
    A maioria dos ritos possuem : espaço do rito,periodicidade,participantes,lugar em que acontece,objetivo e a origem do ritual.
    exemplo : uma família,bem antigamente,tinha um costume de todos os domingos comer as 20:00 em ponto,e foram se passando muito tempo e este costume foi se repetindo varias e varias vezes,até que este costume de comer todos os domingos as 20:00 em ponto,na verdade,se tornou um ritual daquela família.esta família tiveram filhos,e este ritual ao passar do tempo foram passando para os seus filhos,e seus filhos tiveram mais filhos e esntao este ritual foi passando para seus filhos ... ou seja foi passando de geração para geração o ritual que havia sido começado bem antigamente de comer todos os domingos as 20:00 em ponto.Este ritual pode seguir assim por muitos e muitos anos sem transformação,mas também ele pode sofrer transformações como : comer todos os domingos as 21:00 em ponto porque seu pai tem um compromisso todos os domingos,ou comer todos os sábados as 20:00 em ponto porque todos os domingos sua família sai para jantar fora,etc,e o costume de sair todos os domingos para jantar fora,com o passar do tempo,ele vai se transformando em um ritual daquela família,que pode ou não,ser passada de geração para geração ...
    MATHEUS POLI CHIARELLI
    NUMERO : 20
    8 ANO A

    ResponderExcluir
  22. Os rituais são característicos de quase todas as sociedades humanas conhecidas, passadas ou atuais. Eles podem incluir os vários ritos de adoração e sacramentos de religiões organizadas e cultos, mas também os ritos de passagem de certas sociedades, como coroações, posses presidenciais, casamentos e funerais, eventos esportivos e outros. Várias atividades que são ostensivamente executadas para concretizar propósitos, como a execução da pena de morte e simpósios científicos, são carregados com ações simbólicas prescritas por regulamentos ou tradição e, portanto, parcialmente ritualísticos. Várias ações comuns, como aperto de mão ou cumprimentos podem ser entendidas como pequenos rituais.o rituais se perpetuem com o fato de que os ritos estão ajudando as pessoas a resolver os seus erros e seus problemas no seu dia-a-dia.
    Numero : 12 8 ano A

    ResponderExcluir
  23. Um ritual surge a partir da cultura das pessoas, das crenças, das tradições e hábitos. Ele se perpetua no tempo no momento em que as pessoas praticam tanto que se torna parte rotina, ou até uma tradição. Os rituais podem ser mantidos,mudados ou excluídos em diferentes gerações.
    João Victor Benassi Silva, Número 30(?) 8 ano A.

    ResponderExcluir
  24. Um ritual acontece a partir de nossas ações, e atitudes no bem. Ele surge a partir de hábitos, classes sociais e algumas crenças.
    Ele se perpetua por conta do rito que nos ajudam a entender outras coisas e até mesmo resolver nossos problemas na escola, em casa e até mesmo em lugares públicos, também se perpetua pelas pessoas que praticam esses rituais que podem se tornar rotina.
    Os rituais podem acontecer durante vários tempos, como também podem ser mudados de alguma forma e até mesmo esquecidos.
    Ana Luiza A. N. A. De Sousa 8 ano B Número 2

    ResponderExcluir
  25. Um ritual surge a partir habitos que as pessoas vivem em uma sociedade.Com isso surge o ritual e a travez disso as pessoas passam a ser conhecido e seguido pelas pessoas dessa sociedade.Os rituais podem ser feitos por varias gerações mais tambem pode ser mudado ou até mesmo pode não ser mais praticado por uma sociedade.
    8ano A numero 7

    ResponderExcluir
  26. Os rituais são passados de gerações em gerações e então são conservados por muito tempo.
    Eles são criados a partir dos meios de convinvência da pessoa, e são passados através de amigos, avós, pais, tios...
    Os ritos são criados a partir de tradições, hábitos, custumes, religião de um povo.
    Ele é criado quando um povo começa a praticar algo diarimamente.
    Esses rituais podem se mudar conforme o tempo ou até mesmo serem esquecidos.
    Ana Emilia Pierini- 8°B- Número 1

    ResponderExcluir
  27. Rituais acontecem por causas de nossas escolhas e ações, sejam elas boas ou ruins.Eu acho que isso muda de tempo em tempo, por causa das modernidades e inovações, esse rito pode ser mudado,esquecido ou ate mesmo melhorado de certas formas com o passar do tempo., isso pode acontecer por causa das nossa características, que vão mudando, mas tambem, o rito pode se permanecer identico por questao das culturas que podem nao ter mudado, mas acho que isso depende muito das pessoas que fazem(praticam) esse rito, pois se algo mudar vai ser por escolha e opçao deles.
    Felipe César 8°anoB n°06

    ResponderExcluir
  28. Olá Cassiano,
    Um rito surge apartir das ações que as pessoas fazem repetidamente e ele se perpetua quando mais pessoas de novas gerações continuam a faze-lo e também podem ser mudados ou esquecidos.
    Laura de Mattos Machado 8 ano b número 15

    ResponderExcluir
  29. Um ritual é formado pelo nosso dia a dia, nossos hábitos, crenças e culturas, ele é praticado repetidamente como uma tradição, eles tem sempre algum objetivo a ser alcançado, seus participantes e um porque de ser praticado, e para que esse ritual não se acabe ele é passado de geração a geração.
    Alguns rituais não são praticados para sempre eles podem sofrer mudanças ou podem ser criados outros rituais e desse jeito os mais antigos podem ser deixados de lado, todos os rituais são importantes para cada um.
    Fernanda Lipari Ferrari de Santana 8 ano B Número 8

    ResponderExcluir
  30. Um ritual surge a partir da passagem do conhecimento de geração para geração, onde é celebrado algum marco importante. Ele se perpetua no tempo na prática de tal tornando-o parte de uma rotina, algo periódico e "comum" dentro de suas crenças e sua cultura. Camila Mariotti n° 4 - 8°B

    ResponderExcluir

Participe!!! Seu comentário, depois de aprovado, aparecerá aqui no blog. Abraço.