domingo, 24 de março de 2013

Projeto de Vida... iniciando um debate

     Especialmente para os queridos alunos da 3ª série, que estão numa fase interessante da vida, projetando sonhos e preocupados com as escolhas...

  Quando vamos nos tornando jovens, começamos a nos preocupar com as opções e o futuro que queremos, ser protagonista da construção da sua própria história e da sociedade em que vive.

     "Por isso é necessário organizar e planejar os rumos da própria vida. Uma maneira de concretizar esse planejamento é através da elaboração do Projeto Pessoal de Vida, o PPV. Ele é essencial para toda mulher e todo homem, é um caminho de opções e discernimento que influenciará os rumos de uma pessoa que quer ser feliz. Pensar e escrever o projeto de vida ajuda cada pessoa que o faz a encontrar os elementos necessários para que possa tomar decisões maduras e acertadas, contribuindo para sua realização como pessoa ativa na sociedade". (Mundo Jovem: http://www.mundojovem.com.br/artigos/projeto-de-vida-para-jovens-que-querem-mais).

 

1. Mas, por onde começar?
2. E se eu quiser mudar meu projeto? Dá pra mudar? Como?
3. Pra que fazer um projeto de vida, se a vida pode mudar a qualquer momento?
4. Com quem posso contar para montar meu projeto de vida? Devo fazer sozinho? Necessito de um mentor ou mestre/orientador? Qual seria sua função?


Escolha um desses pontos para discutir e escreva sua resposta. Não esqueça de mencionar seu nome e a resposta que escolheu comentar.

Abraço.

17 comentários:

  1. PERGUNTA : Pra que fazer um projeto de vida, se a vida pode mudar a qualquer momento?
    RESPOSTA: Porque com um projeto de vida podemos estabelecer objetivos, metas, foco, as quais nos direcionaremos, e trilharemos caminhos que nos leve até esses objetivos. Possuiremos então, um rumo, um direcionamento, estratégias, e assim, um planejamento com o monitoramento da nossa trajetória, que não deixarão nossa caminhada tornar-se algo vago, sem sentido e sim disciplinada, que facilitará, até mesmo, na construção de nossa identidade. E mesmo que a vida mude a qualquer momento, possuindo um direcionamento, e foco no que realmente quer, você saberá lidar com essas mudanças e redirecioná-las ou contorná-las da melhor forma possível, adaptando-se à ela, até porque esses ajustes serão necessários, pois a vida não é algo estático, estamos sempre enfrentando imprevistos, problemas, surpresas, que às vezes exigirão um "plano B", e para isso é necessário ter passado pelo "plano A".

    Phelipe Michelin

    ResponderExcluir
  2. 2. E se eu quiser mudar meu projeto? Dá pra mudar? Como?

    Sim, é necessário ter coragem e acreditar nos seus sonhos e de que você é capaz, refazer seu projeto colocando aquilo que você deseja mudar e lutar pra conquistar o que quer.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel Garcia 3ºA- 1- Acho que devemos começar pensando sobre nossa vida até agora; Rever pontos positivos e negativos, e a partir disso, elaborar um projeto que vise a realização pessoal, antes de mais nada.

    ResponderExcluir
  4. Amanda Lima nº01

    3. Pra que fazer um projeto de vida, se a vida pode mudar a qualquer momento?

    É muito importante principalmente nessa fase que estamos passando,descobrir quem realmente somos e organizar nossas vontades e desejos.Fazer um projeto de vida não fará com que tudo ocorra como planejado mas nos lembrá sempre do objetivo a ser alcançado,mesmo com os obstáculos que surgirem no caminho.

    ResponderExcluir
  5. Giovanna Grepi, 3A, n 11
    resposta 2
    É muito positivo realizar um projeto de vida, para que consigamos realizar nossos objetivos pessoais. Apesar disso, não podemos pensar que devemos seguir a risca os projetos, afinal, durante a nossa vida temos diversas situações que modificam pensamentos e ideais. Portanto, acho válido mudar o projeto se acreditarmos que isso nos fará feliz e que isso seja o melhor para nós. Mudanças são sempre necessárias.

    ResponderExcluir
  6. Carolina Victal Garbelotti
    Tópico 3:
    O projeto de vida é para organizar suas opções para o futuro, os rumos que a pessoa quer dar para sua vida, seus planos . Portanto, ter um projeto de vida pode ajudar a saber o que fazer quando ocorre uma mudança em nossas vidas, servindo como orientação para fazer novas escolhas.

    ResponderExcluir
  7. Podemos mudar nosso projeto sim,desde que estamos cientes de que a melhor coisa a se fazer.Para mudar devemos ver o que temos e,não iniciar do zero um novo projeto devemos aproveitar o que ja construimos ate o momento sempre buscando o melhor para nós mesmo.
    Abraço mano Cassius
    Andre Diniz 3ºE.M

    ResponderExcluir
  8. O ponto escolhido foi o 3...
    A vida muda conforme nós mudamos, se estabelecemos um padrão para ela, nós mesmos estaremos nos padronizando. Todas as mudanças que ocorrem são necessárias, pois vivemos várias fases em nossas vidas, crescemos, mudamos de opinião, amadurecemos e assim construímos nossa visão de mundo...É por isso que crescemos, pois há uma frases: "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido."
    Bruna V. de Moura - 3° A - E. Médio

    ResponderExcluir
  9. pergunta 1 - todos deverião começar a montar seu projeto a partir do que gosta de fazer oque te deixa feliz e oque você gosta de fazer,depois planejar onde e como trabalhar em que área depois pensar em fazer sua família e sustenta-la com isso você tem um começo de seu projeto depois você ira aprimorando conforme os acontecimentos

    Gustavo Henriques Tsuji nº13 3 E.M A

    ResponderExcluir
  10. jhon
    1. Mas, por onde começar?

    É complicado saber por onde começar um projeto d evida,mas para mim seu o planejamento deve começar com a decisão de o que você quer para o seu futuro,ou seja o seu objetivo de vida. Eu começaria pela pergunta"o que eu quero conquistar e ser no ate o final da minha vida?" e a partir dai prosseguiria com outras perguntas e respostas ate formar o meu ppv.

    ResponderExcluir
  11. Gabriel Dotto
    - Pra que fazer um projeto de vida, se a vida pode mudar a qualquer momento?
    -Primeiramente gostaria de fazer certa colocação.A vida assim como nós muda, porem não são mudanças extremas na maioria dos casos, assim se tivermos um ideal, um foco, um projeto de vida, a vida não tem a mesma graça, pois se tivermos metas a alcançar, termos em mente oque eu vou fazer, tudo fica mais divertido. Agora respondendo, o projeto de vida vai mudando junto a nós, com novos ideais, novos focos, onde agora eu tenho na cabeça "VESTIBULAR", daqui a alguns anos terei "EMPREGO", depois "MULHER", "CASA", "FILHOS (AS)", e assim vai tomando forma a vida...

    ResponderExcluir
  12. Thiago R. Diniz - Nº 23
    3. Pra que fazer um projeto de vida, se a vida pode mudar a qualquer momento?

    Pois com um projeto de vida em mãos, você consegue estabelecer metas para sua vida, o que é muito importante e que ajuda bastante nas decisões a serem tomadas. Facilita a escolha de algo, pois você já sabe onde quer chegar. Com o PPV você dá rumo à sua vida.

    ResponderExcluir
  13. victoria
    2. E se eu quiser mudar meu projeto? Dá pra mudar? Como?
    Sim, não só pode como deve. Devemos seguir o que nos faria feliz. Se acharmos que algo nos faz mais feliz, não há problema em mudar o projeto. Podemos nos adaptar a qualquer coisa, desde que tenhamos vontade.

    ResponderExcluir
  14. José Eduardo, Nº16
    1.Mas, por onde começar?
    -Devemos começar pelo mais difícil, nós mesmo, pois é através do compromisso com nós mesmos que alcançaremos nossos objetivos de vida, nunca desistir, ter fé e esperança, delimitar limites com relação as nossas ações e o tempo, e é claro... o próprio esforço.

    ResponderExcluir
  15. Lindsay Nº19
    1. Mas, por onde começar?

    Primeiramente temos que estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas de acordo com nossas perspectivas de felicidade , depois de já estabelecidos esses objetivos temos que ter foco e determinação para que possamos cumprir esse projeto, e enfim alcançar todas as metas e objetivos propostos em nosso projeto de vida completando nossa satisfação pessoal .

    ResponderExcluir
  16. 3. Pra que fazer um projeto de vida, se a vida pode mudar a qualquer momento?
    Ana Caroline N°2
    R: Talvez tenhamos a necessidade de fazer um projeto de vida, para termos algo em que basear, para que a vida não seja tão monótona e sem graça. Criar projetos, é poder ter a chance de ter expectativas, de sonhar , mesmo que sejam para aquela fase da vida, mas são eles que nos impulsionam para fazermos de tudo por aquilo e mesmo que mudem conforme as etapas da vida, ainda assim temos a possibilidade de projetar inúmeras coisas de acordo com nossa fase e vontade.

    ResponderExcluir
  17. 2. E se eu quiser mudar meu projeto? Dá pra mudar? Como?

    Com certeza, o nosso projeto de vida deve ter pelo menos um foco principal no qual não se muda. O restante deve estar de acordo com cada momento que estamos vivendo e com nossas vontades. O mais importante é ter um projeto de vida que satisfaça não só nossas vontades mas também nossas necessidades. É necessário sempre fazer mudanças, pois nossa vida não é estática e não flui se continuarmos com planos que não trazem benefícios.

    ResponderExcluir

Participe!!! Seu comentário, depois de aprovado, aparecerá aqui no blog. Abraço.