segunda-feira, 11 de março de 2013

Filme sobre conflitos religiosos no oriente


Interessante este filme, para discutirmos os conflitos religiosos.

O filme E agora para onde vamos? é um hino à paz e à harmonia entre as religiões sem qualquer retórica, porque é baseado na realidade de muitas comunidades multiétnicas do Oriente próximo.

A ambientação num pequeno vilarejo isolado do resto do mundo por causa da guerra, em um tempo não especificado, dá ao filme características de uma história que pode falar-nos sobre um tema universal, a paz.
Misturando comédia, fábula, drama e musical com uma capacidade de fazer-nos sorrir com coisas muito sérias.



10 comentários:

  1. Olá sou eu André B. Turcato N4 9ano A,
    Para mim de acordo com o trailer a religião esta se desfazendo nos tempos modernos e esta sendo ocupado por outra coisa o que poderia ser "errada" para pessoas que eram seguidoras de tal religião. O mundo se transformando em um lugar sem fé, sem religião ao passar do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, as pessoas "tradicionais" as vezes pensam em que o mundo moderno de hoje, tem a ausência de Deus e fé, mas para mim usar roupas sensuais ou se comportar de modo vulgar não significa que a pessoa não tenha sua fé ou religião. Percebi que neste filme deve conter muito preconceito entre as pessoas/mulheres q não fazem o "padrão" religioso da sociedade e são julgadas por isso.
    Isabela Garcia nº12 9ºano A

    ResponderExcluir
  3. A diversidade étnica e cultural entre os habitantes do Oriente Médio é enorme, fator responsável pelos conflitos naquela região. Um dos elementos diversificados é a religião, com crenças diferentes e disputa por territórios considerados sagrados. As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.O filme deve tratar bastante sobre este conceito, e devemos lembrar que se comportar de modo vulgar não significa que a pessoa não tem fé ou religião.
    Giulia Giuntini n°10 e Giovanna Saburi n°09

    ResponderExcluir
  4. Como foi visto no trailer do filme, o local é habitado por diferentes religiões (por muçulmanos e católicos). O filme provavelmente tratará sobre tema principal o conflito entre essas religiões, mas não só isso, o filme tambem trara as diferenças que são visualmente encontradas em uma mulher da aldeia, que é dos pés a cabeça coberta com panos e outra que provavelmente é da cidade e se veste de forma vulgar. Mas que nem por isso podemos julgar nenhuma das duas.
    Gabriella Montalvão nº7 - 9°B

    ResponderExcluir
  5. Para haver paz é preciso ter respeito às diferenças individuais, crenças, costumes, religiosidade das pessoas.
    Podemos também buscar a paz dentro de nós mesmos para escolhermos agir com mais amor e compreensão.
    A diversidade étnica e cultural deve enriquecer o nosso crescimento enquanto pessoa que busca construir a paz e transmiti-lá às pessoas ao seu redor, contribuindo assim para um mundo mais justo e igualitário.

    Letícia Romano Gisoldi 9ºB nº 19

    ResponderExcluir
  6. Para o mundo ser transformado, precisamos começar com nós mesmos,deveriamos compartilhar a paz com todos sendo de qualquer religião ou crença.Hoje nós julgamos muitos as pessoas pela sua cor,religiao,pelo jeito de vestir e outras coisas.Mas devemos olhar o mundo de outra forma,sem criticar ao próximo.
    Pamela Busa 9ºB nº24

    ResponderExcluir
  7. O filme mostra os valores das religiões no mundo, que algumas pessoas estão deixando de lado a prática delas e que outras querem ver o mundo como era antes, com a maioria das pessoas acreditando e preservando as religiões e suas crenças, sem nenhuma mudança ou adaptação. Na minha opinião, não é pelo que você veste que deveria ser criticado, e sim pelo que fala, pensa e pratica.Para acabar com os conflitos religiosos no mundo todos deveriam ver por esse lado.
    Maria Vitória nº19 9ºC

    ResponderExcluir
  8. Aluno: Gabriel Vital Martins 9°A n°10 Pra mim de acordo com esse trailer percebo que nesse filme deve existir muito preconceito contra as pessoas que nao se enquadram no perfil religioso.Acho que devemos parar com esse preconceito que existe no mundo e nao jugar se a pessoa tem fé ou acredita em alguma religião só olhando para suas roupas ou seu estilo,pensando assim que finalmente esses conflitos acabarão.

    ResponderExcluir
  9. Bom com esse"filme"pode se perceber o quão vago a questao da religião esta vaga, pois você é julgado mesmo tendo uma religião, ou julgado por não ter uma religião. O que torna nosso conceito de religião muito confuso.
    Verônica Moraes de Oliveira 9°A N°25

    ResponderExcluir
  10. Precisamos respeitar a religião do próximo, não importa qual seja, devemos deixar as diferenças de lado e nos preocupar com a paz no mundo e não com nossas diferenças.
    Alicia Fantaccini Nº2 9ºA

    ResponderExcluir

Participe!!! Seu comentário, depois de aprovado, aparecerá aqui no blog. Abraço.